MANOBRAS EM BAIXA VELOCIDADE

por Pablo Berardi

MANOBRAS EM BAIXA VELOCIDADE


Levante a mão quem nunca caiu parado. Isso é muito mais comum do que você pensa.

Afinal, andar “rápido” com uma moto não é difícil. O desafio mesmo é andar devagar, manobrar e ter o domínio da moto em baixa velocidade.

Para pessoas de baixa estatura, em motos altas ou em pisos irregulares, o desafio fica ainda maior. E aí só tem um jeito de evitar uma queda: técnica e treino.

Então, mãos à obra. Vamos à parte teórica da técnica!

Para lidar com manobras em baixa velocidade, precisamos ter uma intimidade e um domínio da moto que só o tempo de experiência não necessariamente traz. Não adianta dizer que anda de moto há 30 anos se você faz todos os dias a mesma coisa.

Principalmente para aqueles que só andam de fim de semana e em estrada, na hora de parar e manobrar, rapaz...  é um Deus nos acuda.

Para andar devagar é preciso trabalhar o que chamamos de “cabo de guerra”, onde buscamos a harmonia entre o acelerador, a embreagem e o freio traseiro.

A motocicleta precisa estar sempre “empurrando” com o acelerador aberto em torno de 2.000 a 3.000 rpm e a embreagem um pouco solta, como quando se controla o veículo numa subida.

Para “segurar” a velocidade, usamos o freio traseiro. Quer dizer, a embreagem solta faz a moto querer andar e o freio traseiro faz a moto querer parar. Pronto, temos o princípio do cabo de guerra.

 

O que não podemos fazer? Apertar a embreagem, pois perde-se uma das forças e nem soltar demais, forçando-a e fazendo com que precisemos usar muito o freio traseiro. O segredo é o equilíbrio, suave, tudo dosado e sem sobressaltos.

Se faltar uma das forças, a moto cai. Se sobrar, estraga o conjunto e pode cair. Se a moto morrer, cai... Quer dizer, o equilíbrio é a receita. Para isso, é necessário treino e sensibilidade.

E tudo isso deve ser somado ao olhar correto, buscando o objetivo e uma posição de pilotagem adequada para diminuir o diâmetro de giro e não “brigar” com a moto. Não é fácil. Por isso.. venha aprender com a gente na prática!

 

Em nossos cursos On-road 1 e On-Road 2 abordamos a técnica de manobras na teoria e na prática. E, para você ficar realmente imbatível, após o On-Road 2, faça a nossa clínica de “Manobras e controle em baixa velocidade”. Trabalhamos especificamente essa técnica, com 8 exercícios diferentes.

 

Enquanto isso, assista a um vídeo que produzimos sobre o tema:

https://www.youtube.com/watch?v=6XGDOL-Iwds&list=PLJzUuhXkyoix7b39ZSioVyY1gAtEkFw3Y&index=27

 

 

APRIMORE SUA TÉCNICA DE PILOTAGEM NOS CURSOS TRX:

A TRX é referência em cursos de pilotagem, atendendo a todos os perfis de pilotos, motocicletas e marcas.

Realizados em autódromos e kartódromos pelo país, nossos cursos foram desenvolvidos para que você aprenda desde técnicas essenciais de pilotagem, dentro e fora da estrada, até as mais avançadas, sempre com o máximo de segurança e controle, em ambientes que simulam os cenários encontrados em ocasiões cotidianas do motociclismo.

Trabalhamos com turmas reduzidas para proporcionarmos melhor aprendizado. Atendemos clientes de todo o Brasil, com motos novas para locação e sem franquia. Em nossos cursos, o motociclista também pode utilizar a sua moto de qualquer marca.

- ON-ROAD 1

- ON-ROAD 2

- CLÍNICA DE MANOBRAS

Tags: pilotagem, pilotagem segura, técnica de pilotagem, dicas de pilotagem
Categoria: Dicas de pilotagem
2024 Triumph Experience | TRX Experience Servicos EIRELI | 15.496.784/0001-68